Moradores da região lagunar de Maceió participam de vivência de mobilização comunitária

Cidadãos e instituições sociais que integram o Movimento dos Povos das Lagoas estão participando, desde a última sexta-feira (13), de uma vivência de mobilização comunitária que vai gerar muitos frutos positivos na região lagunar de Maceió. O Jogo Oásis é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Elos (SP) e está sendo facilitado por membros do Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal) na rua Sol Nascente, no Bom Parto.

Sentir o entorno, compartilhar sonhos, traçar objetivos coletivos, realizar mudanças numa comunidade, celebrar e se organizar coletivamente para fazer ainda mais. Esse é o caminho trilhado pelo Jogo Oasis. A tecnologia social está presente em mais de 60 países e incorpora diversas outras metodologias para mobilização comunitária e fortalecimento de equipes, visando o empoderamento social.

A proposta feita pelo Instituto Ideal para a realização do jogo na rua Sol Nascente surgiu em resposta ao convite do Instituto Quintal Cultural, anfitrião da iniciativa, e a demandas dos integrantes do Movimento dos Povos das Lagoas, que são os jogadores do Oasis.

A rica experiência social será facilitada pelas arquitetas e urbanistas Isadora Padilha e Sandra Amalia.  As duas integrantes do Ideal são Guerreiras Sem Armas formadas pelo Instituto Elos na metodologia do Jogo Oasis.

Isadora explica que, apesar de muitas das atividades serem restritas à participação dos jogadores, algumas ações serão abertas ao público. É o caso de alguns eventos realizados por iniciativas parceiras que foram integrados à programação do Oasis, como o Papo de Comadre (Audácia – Estúdio Criativo), a Jane’s Walk (DETRAN e UNIT) e o Mundaú Lagoa Aberta (Movimento dos Povos das Lagoas).

“Ao longo do processo muitos parceiros se somarão, porque essa é a lógica da metodologia”, ressalta a presidente do Instituto Ideal.

A população maceioense também está sendo convidada para participar do mutirão que acontecerá entre os dias 28 de abril e 1 de maio e da Reunião do Futuro, que encerrará a vivência no dia 13 de maio.

Texto: Dcom / Instituto Ideal

 

Programação:

 

 

Clique aqui para saber como ajudar o mutirão.